O YouTube lançou hoje (13/set) um piloto de um dos seus futuros serviços: A plataforma de vídeos ao vivo!

“Desde o [show do] U2 à liga indiana de cricket, passando pela Casa Branca e pela E3, temos trabalhado em conjunto com nossos parceiros para colocar você em um assento na primeira fileira de uma vasta variedade de eventos ao vivo” Disseram dois gerentes do YouTube. Concluímos então que o YouTube, maior serviço de transmissão de conteúdo sob demanda do mundo, utilizará também da famosa (e antiga) plataforma de transmissão de conteúdo, a mesma da nossa TV.

Utilizando streaming de dados, o serviço permite a visualização de vídeos sem a necessidade de carrega-los ou armazenar dados.

O novo serviço será capaz de transmitir vídeos em streaming diretamente dos canais do YouTube e, pelo ou menos nos testes, existe uma plataforma para comentários em tempo real, o Live Comments, para que o usuário possa comentar e discutir a programação do momento. Para a utilização do serviço, os usuários/emissoras precisarão de um equipamento de captura, como uma webcam ou uma câmera externa conectada via USB ou FireWire.

O teste de dois dias, que termina nesta terça (14/set), será realizado com 4 parceiros: O HowCast, RocketBoom, Next New Networks e Youg Holywood).

Com os resultados dos testes em mãos, o YouTube estudará desenvolver  o mesmo serviço com outros parceiros em todo o mundo.

Para o período de testes, o YouTube desenvolveu, ainda, uma programação interativa com os vídeos e programas que terão streaming ao vivo.  Confira.

Será que nós, meros usuários, poderemos transmitir nossas jogatinas ou festinhas pelo serviço no maior estilo Junstin.tv? Espero que sim!

Por Lucas Antunes Estanislau Ribeiro